sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Fichamento - HISTÓRIA ANTIGA

DIVERSAS CATEGORIAS DE ESCRAVOS DO PERÍODO CLÁSSICO, SUAS DIFERENÇAS E CONTRADIÇÕES
 
FLORENZANO, Mª Beatriz F. O Mundo Antigo: Economia e Sociedade (Grécia e Roma),
Ed. Brasiliense, São Paulo: 1982.
 
Por Mônica Santos
(Graduanda em História pela UCAM - Universidade Candido Mendes
Campus Santa Cruz)
 
 
SOCIEDADE ATENIENSE
 
"A sociedade era formada por três categorias: os cidadãos atenienses, os metecos (estrangeiros) e os escravos." (p. 38)
"Se, de um lado, durante o período classico, a democracia ateniense foi cada vez mais abrangente no que diz respeito ao cidadão, de outro fechou-se mais e mais para metecos e escravos." (p. 41)
"As atividades lucrativas (...), recebiam o mesmo tipo de tratamento ou pior do que os trabalhos manuais. Escravos e Metecos dedicavam-se a elas livremente, mas um cidadão era mal visto se o fizesse." (p. 42)
"Qualquer deslize significava, para o meteco, a possibilidade de cair em escravidão." (p. 43)
 
 
ESCRAVIDÃO EM ATENAS
 
"Na Atenas classica, o escravo poderia ter várias origens: o nascimento, a guerra, a condenação em julgamento, no caso dos metecos." (p. 44)
"Com frequencia os escravos eram tratados com benevolência e gozavam de uma série de 'privilégios'." (p. 44)
"Muitos escravos (...) exerciam a profissão fora da casa do seu senhor, dando-lhe parte do produto do seu trabalho." (p. 44)
"Outros escravos (...) obtinham (...) a autorização de morar onde quisessem. (...) Para a condição de livres faltava-lhes pouco." (p. 45)
"Outro tipo de escravo considerado 'privilegiado' era o escravo público. (...) os escravos do Estado gozavam de uma condição material de vida melhor que daquela dos escravos particulares" (p. 45)
"O escravo liberto tornava-se automaticamente um meteco (rara vez um cidadão)" (p. 45)
"Entretanto, a liberdade de um ex-escravo (...) mantinha vivos os vínculos entre escravo liberto e seu senhor." (p. 45)
 
 
SOCIEDADE ESPARTANA
 
"Esta cidade é considerada pelos historiadores como 'menos desenvolvida'." (p. 49)
"(...) no contexto geral geral das póleis gregas, (...) Esparta era 'atrasada'." (p. 50)
"Três eram as categorias em que se dividia a sociedade espartana: os homoioi (pares, iguais); os periecos e os hilotas." (p. 50)
 
 
"ESCRAVIDÃO" ESPARTANA
 
"A escravidão (no sentido de escravo-mercadoria) e a democracia não vieram a luz ali." (pp. 49 e 50)
"A população submissa aos cidadãos espartanos estava dividida em periecos e hilotas" (p. 51)
"Os periecos formavam comunidades autônomas (...) Eram homens livres." (p. 51)
"Os Hilotas (...) são frequentemente definidos como escravos. (...) Habitavam as terras conquistadas pelos espartanos: eram todos da mesma origem e, (...) permaneciam juntos nos locais onde sempre moraram." (p. 52)
"A condição de hilota (...) possibilitou sua união em reinvindicações contra o estado espartano. Durante os períodos arcaico e classico, os espartanos tiveram que enfrentar muitas revoltas servis (...)." (p. 52)
"O estatuto dos hilotas foi definido já na antiguidade como um dos casos 'entre a liberdade e a escravidão' (Pollux, III, 83)." (p. 53)
 
 
DIFERENÇAS E CONTRADIÇÕES
 
"Não se observa na sua estrutura social [em Esparta] a nitidez existente em Atenas entre as diferentes camadas sociais." (p. 49)
"(...) eram muito diferentes [os hilotas] dos escravos de Atenas, por exemplo, que vinham de muitas regiões do mundo bárbaro e grego." (p. 52)
"Tais tipos de rebeliões [servis] jamais foram conhecidas em Atenas graças a heterogeneidade dos escravos, a falta de identidade entre eles e à diversidade de condição de vida de cada um (...)." (p. 53)
 
 
CONCLUSÃO
 
"Como nos tempos homéricos, o escravo é uma mercadoria comprada em um mercado e pertencente a um dono que dispõe dela como qualquer outro animal." (p. 44)
"A escravidão aumentou consideravelmente em toda a Grécia durante o período classico." (p. 46)
"(...) a noção de democracia caminha de mãos dadas com a de escravidão, e a noção de cidadão com a de escravo. O periodo classico é a época em que se cristalizam as diferenças entre as três categorias sociais que formavam a sociedade ateniense (...)." (p. 47)
"Em todos estes exemplos, os indivíduos permanecem presos a terra, não circulam como mercadorias e o seu trabalho reverte em benefício de alguns poucos." (p. 53)
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário