quinta-feira, 29 de novembro de 2012

RESUMÃO DE HISTÓRIA ANTIGA

O QUE É PÓLIS?

Modelo de cidade da Grécia antiga, conjunto de cidadãos, forma de instituição "Estado" do período homérico. As principais póleis do mundo grego a esta época eram ATENAS e ESPARTA.


QUANDO AS PÓLEIS ENTRAM EM CRISE?

Este modelo de "Cidade-Estado" entra em crise à partir da Guerra do Peloponeso, quando as cidades de Atenas e Esparta entram em choque, motivados por problemas financeiros, conflitos sociais e a falta de espaço territorial face ao contingente populacional. A guerra destrói o modelo de autarquia vigente.


RELAÇÃO DE ESCRAVIDÃO


  • ATENAS - Eram benevolentes com seus escravos, concedendo uma série de privilégios. Existiam 3 categorias: Choris Oikuntes, com liberdade de ação, não sujeitos a vigilância constante e em condição de "quase liberdade".
          Os Escravos Públicos eram trabalhadores braçais ou funcionários da administração, e gozavam de    uma condição material melhor que os demais escravos particulares.
          O escravo liberto virava automaticamente um "meteco" (estrangeiro), porém sem quebrar os vínculos com seu antigo senhor. Na Atenas clássica, o escravo poderia se de ORIGEM DE NASCIMENTO, pela GUERRA ou CONDENAÇÃO EM JULGAMENTO (no caso dos metecos).
  • ESPARTA - Não tinha um modelo específico de escravidão. Os Hilotas (servos que habitavam em terras conquistadas) são frequentemente definidos como escravos. Eram todos da mesma origem (diferente do que acontecia em Atenas), permaneciam sempre juntos nos locais onde sempre viveram, praticavam a agricultura nas terras conquistadas e eram recrutados para o exercito. A homogeneidade dos hilotas e sua condição servil resultou em diversas revoltas, dando origem ao Estatuto do Hilota.


GRADUAÇÃO E MODELO DE LIBERDADE

  • ATENAS - Os cidadãos eram livres e donos de terras, enquanto que a metecos e escravos eram destinadas as atividades produtivas (mal vistas para um cidadão). Metecos e escravos eram desprovidos de direitos civis, porém se um meteco (estrangeiro livre) recebesse uma condenação, passaria para a condição de escravo.
  • ESPARTA - A sociedade era dividida entre os "homoioi" (pares, iguais), periecos (homens livres de outras terras) e hilotas (servos de terras conquistadas, frequentemente definidos como escravos). Segundo o Pollux, III, 83, era definida a sua situação como "entre a liberdade e a escravidão".


A MULHER NO OIKOS

De acordo com a literatura homérica, as mulheres (numerosas escravas), se ocupavam nestas unidades humanas, econômicas, de consumo e produção em lides domésticas, atendimento a seus senhores, fiação e tecelagem.
Em relação às senhoras da casa, supervisionam as atividades domésticas e se ocupavam de trabalhos com tecidos. Suas atividades talvez fossem mais intensasque as dos homens (senhores).



AS LACUNAS SÃO PREENCHIDAS PELA LITERATURA NO PERÍODO ARCAICO

O conhecimento de elementos do período arcaico muito se deve aos relatos literários dos poemas épicos de Homero, preenchendo lacunas importantes no conhecimento de aspectos socio-econômicos e políticos da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário